Nossa História

No ano de 2013, foi erigida na cidade de Manaus a Congregação Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso de Ligório. Este sodalício, cuja espiritualidade se fundamenta na promoção da Missa Tridentina, da Doutrina Tradicional da Igreja Católica e em uma devoção especial a Jesus Cristo por meio da Virgem Maria, expressa por meio de uma consagração e do seguimento de uma Regra de vida, influenciaria profundamente a comunidade de fiéis erigida ao seu redor, criando não apenas uma comunidade espiritual, mas também social e escolar. 1

Após algum tempo de maturação, entre 2017 e 2018 se iniciou a idealização do projeto de um colégio, em que essa comunidade escolar pudesse se desenvolver e estender a tantos quanto possível fosse os influxos a que norteiam seus princípios filosóficos e pedagógicos.

Por sua origem, o Colégio Santo Afonso é intrinsecamente um colégio de inspiração católica e, mais do que isso, inspiração clássica, e orienta seus princípios e fins no cumprimento desta visão epistemológica católica clássica da Educação. Utilizamos, neste projeto, o termo clássico para designar a concepção educacional greco-romano- católica, que não deve ser confundida com a chamada pedagogia tradicional, como veremos a seguir.

Em outubro de 2018, foi constituída a Associação Cultural e Educacional São João Batista de La Salle, associação sem fins lucrativos, mantenedora do colégio. A partir de sua fundação, a associação mantenedora passou a realizar uma série de eventos e ações de levantamento de fundos e de divulgação da proposta pedagógica do colégio.

Com isso, e após muitas dificuldades com a burocracia e os desafios impostos tanto pela limitação financeira quanto pelos entraves do estado, em fevereiro de 2019 foi alugado o imóvel da primeira unidade, uma casa adaptada no bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus, onde antes já havia funcionado uma creche. O imóvel, embora antigo e modesto, passou a receber os cuidados da associação a fim de prepará-lo para receber seus primeiros alunos no ano seguinte.

Em maio de 2019, o colégio teve finalizada a primeira de suas obras: sua capela. Inaugurada em 24 de maio, dia de Nossa Senhora Auxiliadora, contanto com a presença e a benção do Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Eduardo Castriani, a pequena capela do colégio passou a contar com a presença eucarística e a receber missas e visitas dos fiéis locais e vinculados à espiritualidade da Congregação.

Em agosto de 2019, iniciou-se uma série de cursos ministrados no colégio. Um curso de reforço em alfabetização pelo método fônico com oito crianças, outro de reforço de matemática individual, outro de latim e humanidades clássicas para onze jovens, outro de francês para mais de vinte adultos, outro de educadores para mais de trinta pais, pedagogos e interessados. Muitos dos alunos desses cursos são em maior ou menor grau bolsistas, o que evidencia uma dimensão caritativa do projeto desde antes de seu primeiro ano letivo.

Ainda um projeto embrionário, o Colégio Santo Afonso deve iniciar em 2020 suas atividades com Educação Infantil, para turmas de Maternal I e II e Pré-Escola em 1o e 2o período, para crianças de dois a cinco anos, e gradativamente avançar para as turmas de Ensino Fundamental e Médio.

O patrono do Colégio é Santo Afonso de Ligório, bispo, doutor da Igreja e um dos mais profícuos escritores e intelectuais católicos da história, patrono também da Congregação que o deu origem. A logo do colégio apresenta o Sol, símbolo de Deus e da Verdade, e dentro dele quatro imagens: um livro aberto, símbolo do Mundo e das Sagradas Escrituras, um crucifixo (à direita), imagem do Logos que em tudo norteia o colégio, um báculo (à esquerda) e uma mitra (ao centro), insígnias episcopais, símbolos que remetem ao patrono do colégio. Na mitra, ou acima do sol, marcado o símbolo Auspice Maria, “sob a proteção de Maria”, e o slogan do colégio: “Sapientia et Virtus”, Sabedoria e Virtude, os dois objetivos educacionais de nosso colégio para nossos alunos e para todos os que passarem por nossos caminho.

1. Essa realidade, embora muito mais humilde, foi também a realidade da primeira Congregação Mariana, fundada no Colégio Romano em 1563.