No ano de 2013, foi erigida na cidade de Manaus a Congregação Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso de Ligório, tendo sido aprovado no ano seguinte pela Arquidiocese de Manaus, na pessoa de seu arcebispo, à época Dom Sérgio Castriani. Este sodalício – cuja espiritualidade se fundamenta na promoção da Missa Tridentina e em uma devoção especial à Virgem Maria, expressa por meio de uma consagração e do seguimento de uma Regra de Vida – influenciaria profundamente os fiéis ao seu redor, criando não apenas uma agremiação espiritual, mas também social e escolar.

Após algum tempo de maturação, em 2017 se iniciou a idealização do projeto de um colégio, em que essa agremiação de famílias pudesse se desenvolver e estender a tantos quanto possível fosse os influxos a que norteiam seus princípios filosóficos e pedagógicos.

Por sua origem, o Colégio Santo Afonso é intrinsecamente um colégio confessional de inspiração católica e orienta seus princípios e fins no cumprimento da visão epistemológica e pedagógica católica da Educação. Para designar sua pedagogia, ao atributo católico, agrega o Colégio o atributo clássico, designando sua pedagogia como “Educação Católica Clássica” para designar a concepção educacional inaugurada pela cultura greco-romana e assimilada pela cristandade católica, pautada nas Artes Liberais, nas Humanidades e em uma visão integral do homem. considerado como ente formado de corpo animal e alma racional e imortal.

Em outubro de 2018, foi constituída a Associação Cultural e Educacional São João Batista de La Salle, associação sem fins lucrativos, mantenedora do colégio. A partir de sua fundação, a associação mantenedora passou a realizar uma série de eventos e ações de levantamento de fundos e de divulgação da proposta do colégio, das quais se destacam o primeiro e o segundo “Simpósio Amazonense de Educação Católica Clássica”.

Após muitos desafios, particularmente burocráticos e financeiros, em fevereiro de 2019 foi alugado o imóvel da primeira unidade, uma casa adaptada no bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus, onde antes já havia funcionado uma creche. O imóvel, embora antigo e modesto, passou a receber os cuidados da associação a fim de prepará-lo para receber seus primeiros alunos no ano seguinte.

Em maio de 2019, o colégio teve finalizada a primeira de suas obras: sua capela. Inaugurada em 24 de maio, dia de Nossa Senhora Auxiliadora, contanto com a presença e a benção do Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Eduardo Castriani, a pequena capela do colégio passou a contar com a presença eucarística e a receber missas e visitas dos fiéis locais e vinculados à espiritualidade da Congregação.

Em agosto de 2019, iniciou-se uma série de cursos ministrados no colégio, como espécie de turma-piloto. Um curso de reforço em alfabetização pelo método fônico com oito crianças, outro de reforço de matemática individual, outro de latim e humanidades clássicas para onze jovens, outro de francês para mais de vinte adultos, outro de educadores para mais de trinta pais, pedagogos e interessados. Muitos dos alunos desses cursos eram bolsistas, o que evidencia uma dimensão caritativa do projeto desde antes de seu primeiro ano letivo.

No ano de 2020, o Colégio Santo Afonso iniciou suas atividades com Educação Infantil, para turmas de Maternal I e II e Pré-Escola em 1º e 2º período, para crianças de dois a cinco anos. Contando com 22 alunos em seu primeiro ano, o Colégio teve que enfrentar grandes dificuldades: a natural inexperiência que teve de ser superada diariamente, as dificuldades e entraves para a conclusão do credenciamento do colégio, a elaboração do material pedagógico e, em particular, a maior pandemia dos tempos modernos. Apesar das dificuldades, a experiência foi enriquecedora e deu ao colégio garantia da viabilidade e da qualidade de sua proposta pedagógica. Mesmo com o hiato dos meses de pandemia, foi possível acompanhar um enorme progresso nas crianças e um profundo amadurecimento no corpo de discentes e da associação mantenedora. 

No ano de 2021, o Colégio fez uma primeira expansão, atendendo crianças do 1º ano do Ensino Fundamental e abrindo turmas também pela tarde. Dadas as condições do imóvel e a inviabilidade de permanência nele para a continuidade dos processos de credenciamento, fez-se necessária a mudança de endereço, o que foi realizado no início do ano de 2022, para a nova unidade no bairro Adrianópolis.

2014
27 de fevereiro de 2014

Fundação da Congregação Mariana

Fundação da Congregação Mariana

Nesta data, foi oficialmente erigida canonicamente a Congregação Mariana da Imaculada Conceição, sodalício de onde nasceria o Colégio, cuja espiritualidade se apoia na devoção à Santíssima Virgem, no seguimento da Regra Antiga das Congregações e na defesa da Tradição Católica em sua doutrina, disciplina e liturgia tradicionais.

2018
25 de março de 2018

Fundação da ACESJB

Fundação da ACESJB

Nesta data, foi fundada a Associação Cultural São João Batista de La Salle, associação mantenedora, sem fins lucrativos, a fim de levar a cabo as atividades em prol da fundação do Colégio. Na foto, a primeira diretoria da associação: Eric Carvalho, Luhana Nyevies, Natália Farias, Aparecida Martins, Lílian Barroso e Nilson Gomes, congregados marianos.

2019
8 de fevereiro de 2019

Locação do primeiro imóvel do Colégio

Locação do primeiro imóvel do Colégio

Nesta data, alugamos o primeiro prédio do colégio, uma casinha simples no bairro Dom Pedro, onde passamos os três primeiros anos de nossa operação

23 de fevereiro de 2019

I Simpósio Amazonense de Educação Católica Clássica

I Simpósio Amazonense de Educação Católica Clássica

Nesta data, promovemos o primeiro simpósio de Educação Católica Clássica em nossa cidade, a fim de disseminar a proposta pedagógica do Colégio e iniciar publicamente nosso projeto.

24 de maio de 2019

Benção da Capela e Ereção Canônica da Capelania

Benção da Capela e Ereção Canônica da Capelania

Nesta data, dia de Nossa Senhora Auxiliadora, o arcebispo de Manaus, Dom Sergio Castriani, erigiu canonicamente a capelania do Colégio Santo Afonso abençoando sua primeira unidade e capela. (leia mais)

24 de junho de 2019

Campanhas pelo Colégio

Campanhas pelo Colégio

Particularmente neste período inicial, promovemos uma série de eventos para angariar fundos para o colégio, como feijoadas delivery, rifas, pizzadas, campanhas de amigos e benfeitores, quermesses, etc.

27 de julho de 2019

Primeiros cursos do Colégio

Primeiros cursos do Colégio

No segundo semestre de 2019, iniciamos variados cursos no Colégio: reforço escolar, alfabetização pelo método fônico para crianças, curso de educação clássica para educadores e o curso de formação clássica para crianças e jovens

10 de agosto de 2019

Primeiros alunos

Primeiros alunos

Começamos nossa operação com doze alunos no curso de formação clássica, dez no curso de alfabetização e mais de 30 educadores em nosso curso de formação clássica.

21 de novembro de 2019

Reforma da primeira unidade

Reforma da primeira unidade

Neste período, iniciamos a reforma para o início do ano letivo de 2020. Sem recursos, contávamos totalmente com a mão da Providência que nunca deixou faltar o necessário

7 de dezembro de 2019

Encerramento do primeiro semestre de estudos

Encerramento do primeiro semestre de estudos

Nesta data, encerramos nosso primeiro semestre letivo no Colégio, na expectativa do próximo ano que iniciaria.

2020
3 de fevereiro de 2020

Início do primeiro ano letivo do Colégio

Início do primeiro ano letivo do Colégio

Nesta data, com a graça de Deus, iniciamos nosso primeiro ano letivo oficial com as turmas de Educação Infantil: Maternal (2 anos) a Pré 1 (4 anos)

17 de março de 2020

Suspensão das aulas presenciais pela Pandemia

Suspensão das aulas presenciais pela Pandemia

Nesta data, diante do cenário pandêmico, foram suspensas nossas aulas presenciais.

20 de julho de 2020

Retorno das aulas presenciais

Retorno das aulas presenciais

Depois de três meses de afastamento, nosso colégio retornou nesta data às aulas presenciais.

11 de dezembro de 2020

I Cantata de Natal

I Cantata de Natal

Nesta data, tivemos nossa primeira Cantata de Natal e encerramento do ano letivo

2021
11 de fevereiro de 2021

Início do segundo ano letivo do Colégio

Início do segundo ano letivo do Colégio

Neste dia, no contexto de afastamento social e aulas online causada pela segunda onda da pandemia em Manaus, iniciamos com a santa nosso segundo ano letivo no Colégio com turmas de maternal (2 anos) até 1° ano do Ensino Fundamental (6 anos)

24 de junho de 2021

I Arraiá do CSA

I Arraiá do CSA

Nesta data, tivemos nosso primeiro arraial com os alunos no Colégio

11 de outubro de 2021

Um novo imóvel

Um novo imóvel

Neste dia, fechamos o contrato do novo imóvel onde o Colégio expandiria para o Ensino Fundamental em 2022, lugar que estamos até hoje

7 de dezembro de 2021

II Cantata de Natal

II Cantata de Natal

Neste dia, foi realizada a segunda cantata de Natal e encerramento do ano letivo do Colégio, no auditório da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré

17 de dezembro de 2021

I Primeira Comunhão do Colégio

I Primeira Comunhão do Colégio

Neste dia, nossa primeira turma de alunos realizou sua primeira comunhão

2022
1 de fevereiro de 2022

Jornada Pedagógica 2022

Jornada Pedagógica 2022

Durante duas semanas no início de fevereiro, nossos professores estiveram reunidos em Jornada Pedagógica com formações, grupos de trabalho e planejamentos para o ano de 2023.

14 de fevereiro de 2022

Início do terceiro ano letivo

Início do terceiro ano letivo

Neste dia, iniciamos o terceiro ano letivo do Colégio já na nova unidade na Rua Belo Horizonte, tendo de pré-maternal (1 ano) até o 8° ano do ensino fundamental.

11 de março de 2022

Benção da Nova Unidade

Benção da Nova Unidade

Neste dia, o Revmo. Pe. Jacinto, padre diretor da Congregação Mariana, abençoou solenemente o novo espaço do Colégio Santo Afonso

19 de maio de 2022

Chegada do Santíssimo Sacramento

Chegada do Santíssimo Sacramento

Neste dia, após alguns meses de obra da capela, finalmente recebemos o Santíssimo Sacramento em nossa nova capela

31 de maio de 2022

II Coroação de Nossa Senhora

II Coroação de Nossa Senhora

Neste dia, as crianças realizaram a coroação de Nossa Senhora em nossa capela

16 de julho de 2022

II Arraiá do CSA

II Arraiá do CSA

Neste dia, tivemos nossa segunda festa junina, desta vez no Parque do Idoso, Adrianópolis.

25 de agosto de 2022

Aluguel da Unidade SPES

Aluguel da Unidade SPES

Hoje, dia 25/08, para fechar o mês de Santo Afonso, formalizamos o contrato de nossa segunda unidade, chamada de SPES, que em 2023 receberia nossas crianças da Educação Infantil, enquanto os demais alunos, de Ensino Fundamental, permaneceriam na unidade FIDES

1 de outubro de 2022

Batismo de alunos

Batismo de alunos

Neste dia, tivemos a primeira cerimônia de batismos de nossos alunos mais velhos, após cursarem pelo ano inteiro a catequese de preparação.

7 de dezembro de 2022

III Cantata de Natal

III Cantata de Natal

Neste dia, no Auditório da Universidade Nilton Lins, tivemos nossa III Cantata de Natal e encerramento do terceiro ano letivo.

2023
20 de janeiro de 2023

Jornada Pedagógica 2023

Jornada Pedagógica 2023

Durante duas semanas em janeiro, nossos professores estiveram reunidos em Jornada Pedagógica com formações, grupos de trabalho e planejamentos para o ano de 2023.

31 de janeiro de 2023

Início do quarto ano letivo

Início do quarto ano letivo

Neste dia, iniciou-se nosso quarto ano letivo, nas duas unidades (SPES – Ed. Infantil / FIDES – Ens. Fundamental).

19 de março de 2023

Fundação do Maris Stella Centro de Idiomas

Fundação do Maris Stella Centro de Idiomas

Fundamos, neste dia, o Maris Stella, nosso centro de idiomas, inicialmente com duas turmas piloto de inglês.

31 de maio de 2023

III Coroação de Nossa Senhora

III Coroação de Nossa Senhora

Neste dia, nossos alunos realizaram a coroação de Nossa Senhora em nossa capela.

19 de junho de 2023

I Campeonato de Xadrez e Tênis de Mesa

I Campeonato de Xadrez e Tênis de Mesa

Iniciou neste dia nosso primeiro campeonato de xadrez e tênis de mesa, nas categorias sub10 e sub14.

30 de junho de 2023

Premiados Olimpíada Canguru de Matemática

Premiados Olimpíada Canguru de Matemática

Neste dia foram premiados os alunos medalhistas da Olimpíada Internacional Canguru de Matemática. Em sua primeira participação, nosso colégio teve duas medalhas de prata, seis de bronze e quatro menções honrosas.

1 de julho de 2023

III Arraiá do CSA

III Arraiá do CSA

Neste dia, no Parque do Idoso, tivemos nossa terceira edição da festa Junina do Colégio, com apresentações dos alunos e muita diversão