Educação Católica
A concepção filosófica da educação para o Colégio Santo Afonso é bem descrito em seu slogan, no epíteto latino: Sapientia et Virtus, Sabedoria e Virtude.
Por Sabedoria, entende-se não apenas o fruto de uma boa instrução intelectual, psicomotora, social, afetiva, mas uma educação integral, que conceba o educando como um sujeito composto de variadas dimensões: intelectual, psicológica, afetiva, espiritual, etc, e o eduque em todas elas. Em termos práticos, a Sabedoria pode ser compreendida como o verdadeiro domínio das ferramentas de aprendizagem, em particular — para a Educação Infantil e Fundamental — a linguagem, a lógica e o conhecimento do mundo que o cerca, isto é, o pleno desenvolvimento da capacidade de aprender por si mesmo, de ter uma noção unificada dos variados ramos do conhecimento, de pensar de maneira ordenada e expressar-se de acordo com o que pensa. Partindo de uma concepção tomista das potências da alma, a Sabedoria trata principalmente da Inteligência.
Por Virtude, entende-se a prática daquilo que é bom, verdadeiro e belo. Enquanto a Sabedoria busca incutir conhecimento, a Virtude forma a Vontade. Não apenas ensinando o que se deve fazer, mas a amar o bem e cumpri-lo com alegria e reta livre intenção.
Como a educação é normalmente feita através da imitação, os alunos em uma educação católica clássica aprendem dos grandes nomes da Antiguidade e dos santos através da literatura, história, filosofia e estudo da religião. Aprendem, também, de seus professores. Quando a escola dá aos alunos este tesouro de conhecimentos com um objetivo muito maior que apenas tirar boas notas, desperta-se neles o amor e a sede de conhecimento. Ao ensinar-lhes a pensar por si mesmos, não por pensamentos de revolução ou interesses meramente sociais, nem com o pietismo de uma educação frágil e sentimental, nem com a ênfase apenas na técnica e no intelecto, mas com uma formação completa, do intelecto, da moral, da mente e da vida interior, prepara-se o aluno para verdadeiramente se desenvolver completo e, assim, enfrentar o mundo.
Sendo, por fim, ordenada ao fim último, a Educação Católica Clássica também vê o educando sob uma ótica espiritual. Compreendendo que Cristo é o Logos que em si une todos os ramos do conhecimento e para qual tudo tende, por meio do conhecimento de si mesmo, do conhecimento de Deus, do conhecimento da criação e da prática da virtude, o principal objetivo do Colégio pode ser resumida na própria descrição da nossa proposta pedagógica: A Educação Católica Clássica é o cultivo da sabedoria e da virtude através da promoção do verdadeiro, do bom e do belo por meio das sete artes liberais e das quatro ciências a fim de que em Cristo os estudantes possam melhor conhecer, glorificar e servir a Deus nesta vida, como bons cristãos e cidadãos, para gozar dEle na próxima.
A missão de um verdadeiro colégio católico é prover a seus alunos uma profunda educação fundada nos princípios tradicionais da ordem, do estudo, da virtude e da disciplina. É, em poucas palavras, formar educandos por inteiro, de modo que todas as esferas, espiritual, moral, intelectual e física estejam ordenadas para o fim último, o conhecimento da Verdade, e para os fins intermediários da educação.
Princípios Filosóficos
A Filosofia da Educação do Colégio Santo Afonso é, por isso a filosofia escolástica, que teve seu auge durante a Idade Média e cujo estudo foi exortado por alguns papas nos últimos séculos, a exemplo de Leão XIII, tamanha é sua importância e o quanto ela pode influenciar nas salas de aula das escolas e na educação dos filhos.
A filosofia escolástica da educação filia-se a uma verdade absoluta, eterna e imutável, pois para uma verdadeira filosofia há apenas uma única fonte de todo saber: Deus, que é eterno e não muda. Alguns do princípios básicos que regem a filosofia católica e por consequência a maneira católica de educar são estes:
- O universo foi criado por Deus Todo Poderoso e é governado por Sua Providência;
- O homem, criatura com corpo e alma, foi criado por Deus para servi-lO na terra e alcançar, com Ele, a felicidade no Céu;
- Dotado de consciência e livre arbítrio, o homem é responsável por sua conduta, cujas normas são preestabelecidas pelos princípios eternos da lei moral, que é imutável e independente do homem;
- O homem recebeu de Deus o dom de aprender certas verdades de ordem natural e sobrenatural, e Deus revelou-lhe verdades de ordem sobrenatural, verdades que, dado o limite da capacidade humana, não poderia aprender de outro modo;
- Deus doou ao homem certos meios sobrenaturais de conduta, como, por exemplo, a graça que ultrapassa os poderes naturais do homem;
- Em conseqüência do pecado original o homem tem um intelecto reduzido para perceber a verdade, e uma vontade também limitada para procurar o bem e sua natureza mais inclinada para o mal. O pecado original não afetou a natureza da inteligência e vontade humanas, mas privou-as de especiais e poderosos recursos;
- Através do batismo, certos dons sobrenaturais são restituídos ao homem, mas permanecem os efeitos do pecado original no que toca à inteligência, à vontade e à natureza.
- O homem, pela sua verdadeira natureza, é ser social, tendo obrigações para com a sociedade e sendo, em troca, por ela afetado.
- A educação, que é, ao mesmo tempo, processo individual e social, deve abranger a formação, o desenvolvimento e a orientação sistemáticos de todas as potencialidades legítimas do homem, de acordo com a sua verdadeira natureza e a hierarquia essencial dessas potencialidades.
Hierarquia de Aprendizagem
Na visão do Colégio Santo Afonso, toda aprendizagem depende dos pré-requisitos a serem dominados antes de passar para o próximo nível de conhecimento. A educação é uma atividade humana, não meramente naturalista científica; portanto, as ciências humanas devem ser priorizadas. Consequentemente, o professor clássico católico ideal terá atingido domínio pelo menos no nível das ciências humanas (literatura, história, ética e política).
De igual modo, a educação clássica católica lida profundamente com alguns assuntos, em vez de apressadamente com muitos. Este princípio pedagógico é conhecido pela expressão latina multum non multas, ou “muito, não muitas”. As disciplinas refletem sua ênfase nas sete artes liberais, cujo domínio desenvolve o conteúdo e as habilidades que fluem através de todas as disciplinas modernas.
A educação clássica opõe-se à especialização precoce (formação específica em uma disciplina ou habilidade para fins práticos ou profissionais) ou generalizações sem sentido, buscando, ao invés disso, uma educação que consistentemente reconhece a relação de todas as habilidades e disciplinas umas com as outras e ensina as habilidades fundamentais que cada assunto posterior irá requerer.
A educação deve corresponder ao crescimento da criança, mas ao fazê-lo a qualidade e profundidade da instrução não devem ser sacrificadas aos interesses ou mesmo às habilidades da criança.
Sistema Preventivo
O Sistema Preventivo de Dom Bosco é um dos pilares da concepção da Educação do Colégio, ele consiste em aproximar o educador e o educando de uma maneira atenta e cuidadosa, de modo a conquistar dos alunos o coração e a veneração, não o medo; em outras palavras, cria um vínculo de “maternidade espiritual” entre o educador e cada um de seus alunos, servindo de guia em todas as circunstâncias, conselheira e, quando necessário, aquela que corrige com bondade.
Estágios pedagógicos
A educação, na visão do Colégio Santo Afonso, se caracteriza por uma abordagem clássica chamada PGMAFT, que se caracteriza pelas seguintes etapas:
- Formação da Piedade
Por piedade se compreende o respeito e a devoção aos pais, aos mais velhos, à nação, à tradição e, enfim, a Deus; - Formação Ginástica
Por ginástica se compreende a educação física do educando, não apenas por razões puramente naturais como a saúde, a estética e a coordenação motora, mas também o domínio da alma sobre o corpo, a capacidade de superação, de negação de si mesmo, de resiliência; - Formação Musical
Por formação musical se compreende a formação da imaginação, do senso e julgamento do Belo e do Bom, a ordenação dos afetos; - Formação nas Artes Liberais
Por artes liberais compreende-se o Trivium (Gramática, Lógica e Retórica) e o Quadrivium (Aritmética, Música, Geometria e Astronomia). A formação básica compreende especialmente a formação no Trivium, a fim do domínio do Logos, da Linguagem, do Raciocínio e da expressão; - Formação Filosófica e Teológica
Sendo a Teologia e a Filosofia as Mães de todas as ciências, a formação na abordagem PGMAFT compreende e encaminha o educando ao contato com os variados ramos da Filosofia e da Teologia, de maneira adequada e proporcional à idade, desde os estágios iniciais do ensino básico.
Fins da Educação
Segundo a LDB, a educação tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Na convicção do Colégio Santo Afonso, mais que isso, a Educação tem por fim a formação do educando por inteiro, em suas quatro dimensões:
- O Domínio do Corpo, os modos, a interação social, a boa saúde e a resiliência e vitória sobre as dificuldades, fins estes sob a égide da Educação Física;
- A Formação da Razão, da Linguagem, da Profissão, do Julgamento, da Imaginação e da Inteligência Humanística, Científica e Técnica, fins estes sob a égide da Educação Intelectual;
- O domínio de si mesmo, a liberdade interior, a defesa exterior, o senso de dever, de civilidade, da cidadania e do caráter, fins estes sob a égide da Educação Moral;
- A santidade, e o crescimento na vida da Graça a fim de alcançar o fim último do homem, a contemplação da Verdade, fins estes sob a égide da Educação Filosófica, Metafísica e Religiosa.
Daqui nasce nossa missão: Proporcionar uma educação integral e de excelência, cultivando sabedoria e virtude através da promoção do verdadeiro, do bom e do belo por meio das artes liberais e das ciências a fim de que em Cristo os educandos possam melhor conhecer, amar e servir a Deus nesta vida, como bons cristãos e cidadãos, para gozar dEle na próxima.