Colégio Santo Afonso

Educação Católica Clássica em Manaus

Perguntas e Respostas

Para auxiliar na compreensão de nossos objetivos, preparamos uma seção de perguntas e respostas. Caso queira fazer uma pergunta que não está listada abaixo, entre em contato conosco

Qual o diferencial do Colégio Santo Afonso?
Nosso grande diferencial está em suas três colunas:

  • Educação Católica Clássica
    A Educação Católica Clássica é a forma de educação iniciada na Antiguidade Clássica com os Gregos e Romanos, elevada à perfeição durante a Idade Média Católica e mantida como forma tradicional de educação até o séc. XVIII.Ela é baseada na convicção de que o homem possui não apenas um ser físico, mas também um ser espiritual, naturalmente dotado de aptidões na esfera da inteligência e da vontade que podem e devem ser moldadas pela educação. Sustentando que a razão humana pode descobrir e entender uma ordem fora de si mesma, uma ordem criada por Deus, a educação católica clássica busca não apenas ensinar conteúdo, mas formar as mentes, isto é, ensinar os alunos a aprender por si mesmos, a ter uma visão una dos variados ramos de conhecimento, pensar de maneira ordenada e expressar-se bem de acordo o que pensa. Essa formação das mentes é muitas vezes chamada de educação para a contemplação, para o fim último do homem: Ultima hominem felicitas est in contemplatione veritatisSua realização se através do cultivo da sabedoria e da virtude através da promoção do verdadeiro, do bom e do belo por meio das sete artes liberais, isto é, o Trivium e do Quadrivium, das Humanidades e das Obras e Línguas clássicas, a fim de que em Cristo os estudantes possam melhor conhecer, glorificar e servir a Deus. Tudo isso aliado aos métodos mais eficientes de ensino, com objetivo de formar tanto as mentes e os corpos quanto as almas dos alunos para a contemplação da verdade e o amor do belo, do verdadeiro e do bom e para as lutas que deveram travar no mundo, em suas carreiras e famílias.Nosso colégio buscará em tudo ser católico. Integralmente católico, cuidando de em tudo aplicar os ensinamentos da Igreja em sua Fé, Disciplina e Moral Tradicionais, além de guardar o uso exclusivo da Liturgia Tradicional da Igreja conforme as edições típicas de 1962, um dos elementos essenciais do colégio
  • Pedagogia Inaciana e Preventiva
    Por nossa herança como filhos de Santo Inácio de Loyola, a aplicação da Educação Clássica Católica em nosso colégio terá influência da Pedagogia Inaciana, sobretudo nos termos da Ratio Studiorum e de seus princípios, sobretudo quanto ao comportamento dos professores.Aplicaremos, de maneira similar, a chamada “Pedagogia Preventiva de Dom Bosco” que busca uma aproximação especial com os alunos de modo a conquistar seus corações para a prática da virtude e do estudo, ao invés de aplicar meios repressivos ou indiferentes, como os oferecidos pela educação progressista em voga na maior parte das escolas hoje em dia
  • Excelência de Ensino
    Nossa opção pela Educação Católica Clássica não se origina em uma nostalgia de tempos passados, mas na convicção de que a sua aplicação é a que pode ter maior sucesso. Por isso, no Colégio Santo Afonso temos aspirações altas: Dar um ensino de excelência aos nossos alunos, aliando as melhores técnicas, métodos e materiais cuidadosamente preparados por especialistas e entusiastas na Educação Clássica. Além disso, iremos prover o estudo das línguas inglesa, francesa e latina desde as turmas iniciais. Teremos especial dedicação ao ensino das artes e da literatura clássica. Daremos, também, grande incentivo aos estudos científicos, tudo isso com os olhos sempre fixos no Céu.

Quando o colégio iniciará suas atividades?
Iniciaremos as atividades do Colégio no primeiro semestre de 2020, com a graça de Deus. Até lá, trabalharemos na campanha de arrecadação de fundos juntamente com os Amigos do Colégio, nas orações e no estudo da educação clássica Católica pelos associados e amigos do colégio.

Com quais turmas começará o colégio?
Começaremos com a Educação Infantil e aos poucos aumentaremos as turmas oferecidas. Apesar de acreditarmos que o melhor durante os primeiros meses de vida seja a permanência da criança com sua família, sabemos que em nossos dias isso nem sempre é possível, por isso teremos também berçário para crianças de até 2 anos, em que se estimule as capacidades motoras, psicológicas e sociais da criança, em plena conformidade com seu desenvolvimento gradual.

Como serão os horários, turmas, estrutura, mensalidade, etc

Divulgaremos a maior parte dessas questões no segundo semestre de 2019, mas podemos adiantar que:

  • Quanto aos horários
    À princípio, ofereceremos atividades apenas no turno matutino com contraturno optativo.
  • Quanto às turmas
    Começaremos em 2020 com a Educação Infantil. Segundo nosso planejamento, até 2023 ofereceremos também o Ensino Fundamental.
  • Quanto ao valor da mensalidade
    Apesar de oferecermos uma proposta única e diferenciada, nossa mensalidade será compatível com a de outros colégios de tamanho similar.

O Colégio será mantido pela Congregação Mariana?
A entidade mantenedora do colégio é a Associação Cultural e Educacional São João Batista de La Salle (CNPJ: 32.019.952/0001-70), associação privada, de personalidade jurídica própria e distinta da Congregação Mariana, mas que tem nela sua origem e vitalidade, sendo constituída por membros seus e animada por seus ideais e sua espiritualidade em prol desta grande tradição das Congregações Marianas de fundação de escolas e promoção da educação católica.

Como posso ajudar?
De muitas maneiras:

  • Tornando-se um Amigo do Colégio
    Contribua mensalmente com um valor e ganhe benefícios. Saiba mais clicando aqui
  • Trabalhando no Colégio
    É professor católico? Gostaria de trabalhar no colégio? Clique aqui para nos enviar um e-mail!
  • Divulgando o colégio
    Caso queira ajudar com a campanha, seja divulgando o colégio em seu meio ou de maneira mais oficial, envie-nos um e-mail
  • Rezando pelo sucesso do projeto
    Esta é a coisa mais necessária e pedimos a todos que nos auxiliem com suas orações. “Sine me nihil potestis facere”, disse Nosso Senhor: Sem mim, nada podeis fazer. Precisamos, mais do que de recursos financeiros, das graças e favores do Céu, reze por nós e junte-se nessa campanha.

Entre em contato