Apresentação do Colégio
Direção
Nilson Oliveira
Coord. Pedagógica – Ed. Infantil (SPES)
Juliane Reis
Coord. Pedagógica – Ens. Fundamental (FIDES)
Luana Barbosa
Mantenedora
Associação Cultural e Educacional São João Batista de La Salle
CNPJ 32.019.925/0001-70
No Ocidente, desde a Grécia Antiga, a Educação tem sido consistentemente descrita como enculturação, isto é, como a passagem de toda a cultura de uma geração a outra. Esta visão da Educação, chamada pelos antigos gregos de Paideia, foi absorvida e aprimorada pela Igreja e permaneceu como visão universal de educação até a ascensão progressista no século XIX.
Em nosso século, apesar dos avanços da técnica, da ciência, mesmo entusiastas da modernidade admitem uma profunda crise na educação, demonstrada não apenas na dificuldade em
acompanhar as constantes e complexas mudanças e desafios dos tempos, mas sobretudo de se fazer reconhecer a relevância exímia, e não apenas utilitária, da educação, que acima de tudo deveria se dirigir à sabedoria e à virtude.
Esse afastamento cada vez mais evidente entre o que Educação deveria ser e tem sido realmente não é difícil de se perceber: índices astronômicos de analfabetismo funcional entre formados, posições débeis em rankings de ensino, nível da produção cultural e acadêmica da nossa geração, escolas enviesadas, celeiros de deformação moral e ativismo revolucionário, formando pessoas inconstantes, incapazes de reconhecer a Verdade e a Beleza, “sem esperança e sem Deus neste mundo” (Ef 2, 12)
Se o conceito de Paideia é verdadeiro, resta claro que essa profunda crise na educação não é o resultado apenas de uma falha em métodos ou aspectos positivos de ensino, mas fruto de um esgotamento e esvaziamento cultural de uma sociedade que deu as costas a Deus e a todo o legado transmitido a nós por sua Igreja.
Nosso Colégio, embora reconheça sua grande modéstia e limitação, foi concebido com esse desafio em mente. Responder a essa crise, defendendo os princípios eternos na escola e formando as crianças neles e para eles. Nossa missão, assim, é desenvolver a inteligência, os corpos e as almas de nossos alunos em plena conformidade com os princípios educacionais e morais tradicionais da Igreja Católica, aplicando os fundamentos da Educação Clássica, isto é, o Trivium, o estudo dos grandes clássicos, o latim, a pessoalidade de ensino, a ordem dos afetos e a integração dos assuntos, tudo isso orientado, iluminado e animado pela nossa Santa Fé Católica em sua Doutrina, Disciplina e Liturgia Tradicionais.
O lema de nossa escola é Sapientia et Virtus, Sabedoria e Virtude. Este é nosso objetivo: Formar homens sábios e virtuosos, amantes de Deus e da Sabedoria, que tenham gosto e empenho na busca e na realização do verdadeiro, do bom e do belo. Homens, por fim, capazes de manejar as armas do conhecimento das humanidades e das ciências, cada um segundo a sua aptidão, e, mais do que isso, homens e mulheres com pés firmes na terra, e olhos fixos no Céu.
A educação nesse sentido profundo e abrangente se estende além da sala de aula e é mais do que apenas a aquisição de habilidades. Abrange toda a vida de alguém. Por esse motivo, o Colégio procura envolver as famílias profundamente na vida escolar e na educação de seus filhos.
Bento XVI chama o trabalho de se manter uma escola católica de “Apostolado da Esperança”. Esperança não só de manter vivos os costumes, a fé, a inteligência e a pureza da alma de nossas crianças, mas também esperança para a Igreja e para o Mundo: não haverá solução para a crise de verdade do mundo contemporâneo sem uma resposta anterior para a crise de Fé que hoje abate a Igreja e a sociedade, sobretudo no campo da educação, que se tornou o meio mais eficaz e pernicioso de propagação desses ideais.
Neste empreendimento não faltam dificuldades e sacrifícios; em grande parte, acima de nossas capacidades – dados os meios limitados de que dispomos. Chamar a esse empreendimento “Apostolado da Esperança” tem, por isso, um significado todo especial para nós. Todo esse projeto é um grande Ato de Esperança na Providência, confiança em Nossa Senhora, em Santo Afonso, nosso patrono, e no trabalho, apoio, e orações dos congregados, e dos demais amigos e benfeitores.
Pedimos, humildemente, a oração e o apoio de todos.
Missão
Proporcionar uma educação integral e de excelência, cultivando sabedoria e virtude através da promoção do verdadeiro, do bom e do belo a fim de que em Cristo possam os alunos melhor conhecer, amar e servir a Deus nesta vida, como bons cristãos e cidadãos, para contemplá-Lo na próxima.
Visão
Ser o núcleo reconhecido de uma comunidade escolar que conjuga excelência de ensino e a busca sincera de seus alunos e famílias pela perfeição cristã.