Apresentação do Colégio

Nosso projeto é a fundação do Colégio Santo Afonso, uma instituição de ensino privada localizada na cidade de Manaus de inspiração católica e clássica. Sua missão é desenvolver a inteligência, os corpos e as almas dos alunos em plena conformidade com os princípios educacionais e morais tradicionais da Igreja Católica aplicando os fundamentos da Educação Clássica, isto é, o Trivium, o estudo dos grandes clássicos, a língua latina, a pessoalidade de ensino, a ordem dos afetos e a integração dos assuntos, tudo isso orientado, iluminado e animado pela nossa Santa Fé Católica em sua Doutrina, Disciplina e Liturgia Tradicional.

O lema de nossa escola é Sapientia et Virtus, Sabedoria e Virtude. Este é nosso objetivo. Formar homens sábios e virtuosos, amantes de Deus e da Sabedoria, que tenham gosto e empenho na busca e na realização do verdadeiro, do bom e do belo. Homens, por fim, capazes de manejar as armas do conhecimento das humanidades e das ciências, cada um segundo a sua aptidão, e, mais do que isso, homens com um desejo ardente do Céu.

Bento XVI chama o trabalho de se manter uma escola católica de “Apostolado da Esperança”. Esperança não só de manter viva a fé, os costumes, a inteligência e a pureza da alma de nossas crianças, mas também esperança para a Igreja e para o Mundo: não haverá solução à crise de verdade do mundo contemporâneo sem uma resposta anterior à crise de Fé que hoje abate a Igreja e a sociedade, sobretudo no campo da educação, que se tornou o meio mais eficaz e pernicioso de propagação desses ideais.

Sabemos que nesse empreendimento não faltarão dificuldades e sacrifícios; em grande parte, acima de nossas capacidades – dados os meios limitadíssimos que temos. Chamar a esse empreendimento “Apostolado da Esperança” tem, por isso, um significado todo especial para nós. Todo esse projeto é um grande Ato de Esperança na Providência, confiança em Nossa Senhora, em Santo Afonso, nosso patrono, e no trabalho, apoio, e orações dos congregados, e dos demais amigos e benfeitores.

Pedimos, humildemente, a oração e o apoio de todos.